domingo, 26 de junho de 2011

Modernices que vêm com o dinheiro!

Ter ou não ter computador, ter ou não ter acesso à internet, são coisas que chegam com o desenvolvimento, com a educação e o bem-estar das pessoas. Coisas de ricos, poderíamos até dizer. Ora para as gentes de Metangula e arredores isso não passa de uma utopia que não faz ainda parte das suas vidas. A vida ali é simples, comer, dormir e sobreviver até ao dia seguinte, tal e qual como era nos velhos tempos, desde o início do mundo.
Começam, no entanto, a surgir, aqui e ali, alguns raros casos de gente que tem a seu cargo a educação dos seus semelhantes e que vai dando início ao uso desta máquina moderna que nos põe em contacto imediato com qualquer pessoa em qualquer canto do mundo, o computador.
Assim acontece com o pároco de Metangula, de quem me deram o endereço electrónico. Apressei-me a contactá-lo na esperança de fazer ali um amigo que me servisse de repórter e me contasse todas as novidades do Lago, mas não houve qualquer resposta, até agora. Esqueci-me das limitações a que pode estar sujeito. Tanto as de âmbito tecnológico como as de tempo e disposição para me aturar. Mas, pelo menos, eu tentei.
A Irmâ Olívia, uma freira que se ocupa com a educação de crianças num colégio de Lichinga, vai um passo à frente nestas coisas da cibernética e lá me vai aturando e respondendo ás minhas mensagens. Na semana passado, devido à visita do Bispo ás paróquias do Lago, teve oportunidade de ir desfrutar da beleza de Metangula e da frescura das águas do Niassa, um luxo para quem vive na poeirenta cidade de Lichinga.

2 comentários:

  1. Tenho seguido o novo blog do Maestro Carlos e lamento nao compatilhar: o Coboé é a fronteira da vida de solteiro e de casado.Como jà citei noutro blog,foi là que casei e nao suporto comentar imagens produzidas pelos "inhumanos" o estado da Igreja nao é obra da humanidade e quem negocio a Independecia de Moçambique devia de ter sofrido de um AVC no minuto imediato.

    Em outro: estou mais interessado em saber como os filhos de puta de nossos governantes, que abrem buracos infernais,nao podiam afundar mais um pouco em translandando o corpo de nossos irmaos para Portugal.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  2. Tinha visto o Paraíso Slideshow, mas não tinha dado muita atenção às imagens.
    Aquelas imagens mostram de facto um paraiso perdido no Lago Niassa, mas aquela intância belnear faz parte do território do malawi.
    Moçambique também as poderia ter, desde Meponda até ao Cobué.
    Com bons acessos para que as pessoas frequentassem aquela zona, e nós que por lá passamos noutros tempos podussemos lá voltar e apreciar toda aquela beleza escondida. Aquilo que outrora não nos foi possível apreciar.

    ResponderEliminar