domingo, 26 de junho de 2011

O Celeiro da Messumba!

Hoje em dia, depois de Metangula só se fala na praia da Chuanga. Eu percebo porquê. A Chuanga está para o pessoal de Lichinga e outras zonas afastadas do Lago, como o Algarve está para Lisboa, ou seja, água, areia e divertimento a 100%..
No entanto, para quem sai de Metangula em direcção ao norte, a primeira povoação que nos aparece, antes ainda de a estrada obliquar para a direita, em direcção a Nova Coimbra, é a Messumba. Esta aldeia de lavradores e criadores de gado era a mais desenvolvida, do ponto de vista do negócio em questão, e a que maior suporte dava ás populações da zona no que se refere ao abastecimento de bens alimentares.


Bem gostava de vos poder mostrar uma imagem da imensa planície que se estende para norte, logo que se ultrapassa o morro que se vê do lado esquerdo desta foto, mas infelizmente não a consegui arranjar. Vamos vivendo com aquilo que temos.
A estrada vai bordejando a montanha e logo que começa a desviar-se para a direita deixa à nossa esquerda uma extensa área cultivada de fazer inveja a qualquer moderna exploração agrícola europeia. Era aí que o Cabo do Rancho se deslocava para obter os frescos necessários à alimentação do pessoal que vivia na Base da Marinha, na época da Guerra Colonial. E se era preciso comprar carne, uma vaca, um cabrito ou meia-dúzia de galinhas era na Messumba que se encontrava tudo isso.
Bem, uma coisa os meus leitores terão que desculpar-me, se algo daquilo que escrevo não corresponder à realidade, pois estou simplesmente a desbobinar aquilo que a minha memória guardou da vida de há quase 50 anos atrás.
Um bom domingo para todos e façam por ser felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário