segunda-feira, 4 de julho de 2011

Oh vós que passais, dizei-me por onde andais!

Tenho feito uma caça incessante aos «amigos do Facebook» a ver se encontro algum que me envie fotos actuais do nosso lago, mas o sucesso é igual a zero. Aqueles que usam o FB são os que debandaram daquelas paragens, à procura de vida melhor, e vivem hoje em Nampula, na Beira ou no Maputo. Quem ficou preso ás margens do Niassa vive num outro mundo que está mais perto da Pré-História do que daquele que nós conhecemos.
Electricidade, automóveis, computadores e outras modernices não fazem ainda parte do seu dia-a-dia. A sua preocupação é ainda a de garantir pão para a boca e continuar vivo neste vale de lágrimas. Para os que atingem a idade da iniciação sexual há o tremendo problema da Sida à sua espera. Nada, portanto, de muito boas perspectivas para me ajudarem a levar por diante este projecto de manter o «Farol» aceso e iluminando os recantos mais escuros da península de Metangula.
Mas melhores dias virão. Para o Farol e par as gentes de Metangula que acabarão por ter acesso a todas as modernices deste mundo. É tudo uma questão de tempo. Entretanto, para ajudar a passar o tempo, deixo-vos aqui algumas fotos feitas pelos passantes daquela zona.






1 comentário:

  1. Não deixem parar as turbinas,
    Para o Farol Metangula iluminar
    Linda Princesa das bailarinas
    Nas águas do Niassa a nadar.

    ResponderEliminar