sábado, 30 de julho de 2011

Os pescadores do Niassa!

Desde a Pré-História que a pesca é usada pelos animais que habitam este planeta como grande fonte de alimentação para garantir a sua subsistência.
A águia pesqueira que povoa as margens do Lago Niassa é disso um grande exemplo. Quem não assistiu já ao velocíssimo mergulho que a águia, lá das alturas, faz em direcção à superfície líquida onde avistou o brilho prateado de uma saborosa presa em que, num ápice, consegue cravar as suas garras elevando-se de novo nas alturas.


O Homem não é diferente dos outros animais que Deus colocou à superfície da Terra. Também ele tem que procurar e lutar pelos alimentos de que precisa. Não tendo as asas, os olhos e as garras da águia tem que socorrer-se de outros apetrechos para conseguir retirar das águas o peixe com que se alimenta.


Pequenos barcos, ou mesmo pirogas escavadas em troncos de árvores, abatidas na floresta próxima, são usados para ir ao encontro dos peixes no meio em que vivem. Todos os habitantes das margens do Lago Niassa nadam como peixes. Desde que saem da barriga da mãe treinam todos os dias para atingirem esse objectivo que vai dar-lhes as ferramentas para conquistarem o seu quinhão de comida e assim sobreviverem neste mundo adverso.

Sem comentários:

Enviar um comentário