domingo, 17 de julho de 2011

O Motoqueiro!

Há dias publiquei uma foto tirada mais ou menos deste mesmo sítio. Só que não aparecia o motoqueiro que podeis ver aqui. Ao princípio fiquei um tanto ou quanto admirado, pois não me pareceu lógico que andasse por ali alguém de motoreta, mas depois de pensar um bocado já a coisa me pareceu natural. Porque não? É um dos meios de transporte mais práticos e mais baratos e uma boa aposta para as gentes daquele recanto do mundo.


Ir de Metangula a Maniamba de motoreta é uma viagem e tanto. E, pensando nas feras que por ali andam à solta, um pouco assustadora, mas se calhar as coisas mudaram muito e há outras povoações entre as duas cidades. No nosso tempo era um bico de obra fazer aqueles 30 quilómetros e não habitava ninguém por aqueles lados.
Mas já lá vão 44 anos desde que vi esta terra pela última vez. E então praticava-se ali um desporto perigoso - esconder minas em tudo que era canto. Será que já as localizaram e desactivaram todas, ou ainda estão por lá algumas para dar algum desgosto a alguém?

2 comentários:

  1. Motos e mulheres brancas foi coisa que nunca me passou pelos binóculos em Metangula. O máximo foram duas mulatas da família do dono do Bar (o Neves) e a bicicleta do Sipaio... Porém no Cobué cheguei a vêr a mulher do Governador (ou lá como se chamava)... Alguém se lembra da dita?!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  2. Motos, gosto delas de todas as cores. Das mulhers também.
    A moto é um dos transportes, fáceis de utilização em África, devido ao seu clima tropical.
    Mais económico e muito fácil de manobrar.
    Além de ser menos seguro, tudo dependo de quem o conduz.
    Eu, falo por experiência própria.
    Durante a época do Verão, quando preciso de me deslocar a Lisboa, vou na minha 125. A viagem fica-me mais barata de que ir de transportes públicos, e vou e venho quando quero.
    Todavia, não evita que possa vir a ter um acidente.
    O melhor é não pensar nisso.
    Com franqueza o digo gostario de fazer uma viagem de moto, Lichinga-Cobué, passando por Metangula e Rio Lunho.

    ResponderEliminar