segunda-feira, 29 de maio de 2017

O Cobué de hoje!


Fui ao Cobué muitas vezes, mas nunca lá residi, como alguns dos meus camaradas da CF8. Fui lá em 1964, a bordo da Lancha Castor, comandada pelo 1º Tenente Zilhão, em serviço de rotina (patrulha). Voltei lá em 1965, antes e depois da operação em que aconteceu o meu baptismo de fogo e tivemos a primeira baixa, no distrito do Niassa, entre as nossas tropas. Foi no Cobué que depositamos o corpo do falecido, antes de continuarmos com a nossa operação. E mais tarde, em 1966 e 1967, por diversas vezes, uma delas ao leme da Garota, navegação que ia acabando em desastre, mas isso é outra história.
Na imagem acima que retirei do Google-Earth diz que a imagem data de 2016. Nota-se que a Igreja que tinha sido queimada, durante a guerra civil, já foi reconstruída e que boa parte dos telhados do Colégio de S. Miguel já vieram abaixo. Com a falta de manutenção que por lá vai, não é de admirar.
O lugar onde tínhamos o cais de acostagem das lanchas, mais a norte do lugar onde está o marcador amarelo, nota-se ainda pelo caminho que de ali subia até ao colégio.
Como eu, muitos fuzileiros que hoje se entretêm com o Facebook, por lá amargaram a sua juventude e, por essa razão, vou partilhar esta publicação nessa rede social. Só para ver quem se acusa! Muito se falou na passagem do DFE5 pelo Cobué, nos anos quentes de 1965 e 1966, e gostaria de saber se há testemunhos vivos desses tempos.

4 comentários:

  1. O Cobué que eu conheci,
    era diferente desse agora
    eu alguns dias lá residi
    até de lá me vir embora!

    As ondas agitaram a maré,
    sem lhe ter tirado a roupa
    "Tintinaide" foi ao Cobué,
    pegando no leme da Garota!

    Eu fui do Cobué para Metangula,
    numa lancha parecia que estava rota
    entrava água lá para dentro, porra
    só transportava machos nenhuma mula!

    ResponderEliminar
  2. Faltam lá os fuzos para repararem o telhado do Colégio! Foi lá que pela 1ª vez comi corvos!
    Só gostaria que alguém me dissesse o que fizeram à minha piroga, não me deixaram regressar nela e a esta hora já não existe.

    ResponderEliminar
  3. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderEliminar
  4. flsousagomes44@aol.com28 de outubro de 2021 às 12:10

    Aterrei com o Dornier 27 da Marinha em MAI 71 para evacuar para Vila Cabral o TEN FZ RN do DFE 7 Cunha da Silva ferido acidentalmente por uma bala numa perna.Não existia pista e aterrei facilmente num terreno penso que localizado a Sul das escadas que davam acesso à casa do Administrador do Posto .Voltei lá mais duas vezes.Francisco de Sousa Gomes então 2ºTEN FZ RN

    ResponderEliminar