terça-feira, 15 de novembro de 2016

Pescador benfiquista!

Há 50 anos, o melhor que havia como barco de pesca no Lago Niassa era uma piroga escavada no tronco de uma árvore, como nós, os que por lá andámos de G3 em punho, tivemos oportunidade de ver. Hoje, já vai havendo outro tipo de barcos, como se pode ver na imagem, e com motores mais ou menos potentes para substituir as pangaias que nessa altura eram utilizadas para fazer mover a piroga.
E também há redes que eu já as tenho visto noutras imagens que circulam pela internet. Redes mais ou menos modernas e ajustadas ao tipo de pesca que ali é permitido. Verdade também é que já existe, em Metangula, um organismo do Estado que controla/fiscaliza essas coisas.
Quando estava em Metangula vi muitas vezes os pescadores mergulharem com uma espécie de lençol branco, cada um deles segurando uma ponta do dito, e alguns segundos passados emergirem com meia dúzia de peixitos dentro dele. Aquilo é que era a verdadeira pesca artesanal.
Mas aquilo que me fez trazer aqui esta foto foi a cor com que o pescador pintou o seu barco, encarnado que é a cor do meu Glorioso Benfica Campeão!

1 comentário:

  1. Despiu as calças sim senhor,
    para as não molhar,
    se o barco se afundar
    no Lago Niassa, aquele pescador!





    ResponderEliminar