domingo, 13 de maio de 2018

Casei a filha, já posso morrer descansado!

Quando iniciei este blog, eu tinha o sonho de encontrar muitos amigos virtuais, de Metangula que me ajudariam a encher este espaço de notícias, fotografias e todo o tipo de histórias que transformariam este blog num ponto de referência para todos os combatentes da Guerra do Ultramar que passaram pelo Niassa. Andei nisto durante anos, sem o menor sucesso, até que me convenci que mais valia acordar e desistir do sonho.
Depois criei uma página, anexa à minha conta do Facebbok, pensando que essa rede social que estava em alta poderia dar o resultado que o blog não dera. Andei nisso mais um ano ou dois e tudo o que consegui foi uma mão cheia de amigos virtuais, quase todos em idade estudantil, e muitos likes. Uma vez que esse provou também não ser o caminho, enveredei por uma nova aposta, a criação de um grupo, no Facebook que juntasse velhos combatentes com jovens metangulensses, ou pelo menos niassenses, que estivessem abertos a colaborar.
E parece que desta vez acertei. Já aderiram cerca de 400 "amigos" e alguns deles lá vão dizendo alguma coisa e publicando algumas fotografias. Do nosso lado, o dos combatentes, vão surgindo algumas histórias e referências a factos conhecidos e do lado deles muita curiosidade sobre uma História e um tempo que não conheceram. Fazer a manutenção do grupo dá um pouco de trabalho e, tal como nos blogs, tenho que andar sempre à procura de algo novo que sirva de combustível para fazer andar a coisa. Com o tempo e o grupo de amigos a crescer, pode ser que o grupo ganhe alguma inércia e continue a andar. Como se costuma dizer - já casei a minha filha, posso morrer descansado.


E para ilustrar a minha publicação de hoje, deixo aqui um Dakota que, se a memória não me engana, é tal e qualzinho como aquele que todas as quartas-feiras (quando não estava avariado) ia a Metangula levar alguns passageiros e a comidinha, quando os camiões não podiam passar na estrada minada pelos "frelimos". 
Este, ou um irmão gémeo dele, foi abatido perto de Mueda, No Cabo Delgado, por um míssil terra-ar que lhe destruiu um motor, mas conseguiu (por milagre) aterrar, na pista de terra-batida de Nancatári, sem ninguém se ferir, e por lá ficou a apodrecer. Talvez ainda lá esteja hoje.

Dakota C47 com o número de registo 6175

2 comentários:

  1. Haverá esperança e fé,
    enquanto a gente se rir
    não deixa esse farol cair
    se o podes manter de pé?

    ResponderEliminar
  2. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderEliminar