sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Resistindo às balas!


Em 1964, quando cheguei ao Lago, a Lancha de Fiscalização Pequena Castor era quase tudo que tínhamos para navegar naquelas águas. E digo quase, porque além desta lancha tínhamos uma baleeira que era pilotada por um Cabo-de-Mar que, por coincidência regressou à Metrópole na nossa companhia, a bordo do Infante D. Henrique.
E muito embora existam relatos que afirmam que os primeiros tiros da Guerra Colonial, no Niassa, em Moçambique, foram disparados contra o Posto Administrativo do Cobué, eu garanto-vos que foram disparados contra esta lancha, na madrugada do dia 24 de Setembro, estando ela fundeada na baía de Metangula. Não lhe fizeram grande mossa essas balas, nem aquelas que contra ela voltariam a ser disparadas no dia 9 de Janeiro de 1965, no Lipoche, dia do meu baptismo de fogo.
Não o posso garantir, mas tenho quase a certeza que foram as duas únicas vezes que esteve debaixo de fogo. A primeira fez-me viajar de emergência de Lourenço Marques até Metangula, a segunda não me roubou a vida por mero acaso. Antes de mim e trepando para bordo exactamente pelo mesmo cabo que eu usei um minuto depois, foi morto um cipaio que nos acompanhava na operação.
Pouco tempo depois de eu ter saído de Metangula, no ano de 1968, foi esta lancha oferecida ao Malawi, como paga pela política de boa vizinhança e rebaptizada com o nome de John Chilembwe.

1 comentário:

  1. Também creio que os primeiros tiros disparados no Niassa, pelas armas dos guerrilheiros da Frelimo, foram contra à Lancha Castor ancorada na Baía de Metangula. E a seguir na noite do dia 25/26 de Setembro, desse mesmo ano de 1964, é que foi atacado o Posto Administrativo do Cobué!

    ResponderEliminar