domingo, 5 de fevereiro de 2017

Apita o comboio!

Entre-Lagos, como nome indica, é uma povoação que fica localizada a sul do Lago Niassa e na região onde existem vários lagos mais pequenos, no sul do Malawi.


Mesmo situada num local onde água é o que mais há, não pode o povo que por lá vive evitar o problema da seca. Ter água por perto, mas não ter meios para a bombar para onde ela faz falta é o problema dessa pobre gente. E do governo também, pois não se mostra capaz de o resolver.


Desde a passada quinta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2017, que apita o comboio em Entre-Lagos, povoação fronteiriça do distrito de Mecanhelas, província do Niassa. Trata-se de uma nova ligação ao vizinho Malawi, a partir da intersecção da Linha de Nacala/Nampula/Lichinga, em Cuamba.


São cerca de 230 kms que correspondem a cerca de 3 horas de viagem. Não sei é se haverá passageiros suficientes que justifiquem a exploração desta nova linha. A zona entre Cuamba e Entre-Lagos é quase um deserto e a menos que haja algum intercâmbio com os vizinhos malawianos a coisa pode dar para o torto. Não sei se activa ou desactivada, existe um prolongamento desta linha para o interior do país vizinho, o que pode abrir uma possibilidade de negócio. Para as gentes do sul do Malawi existem duas possibilidades de ir até à costa ver as águas azuis do Oceano Índico. Uma é seguir pela Linha do Sena, em direcção à Beira, a outra seguindo a nova linha, via Cuamba, até Nacala.


O pessoal do Lago, farto de comer peixe de água doce, vai começar a receber peixe do mar, vindo de Nacala. Aí é que eles vão ver a diferença de sabor que há entre os dois.

1 comentário:

  1. Apito o comboio Entre-Lagos, Distrito de Mecanhelas,
    até Lichinga, lá vai o comboio pela linha a apitar
    com as portas fechadas, entra o vento pelas janelas
    não se sabendo ainda quando é que a Metangula irá chegar?

    ResponderEliminar