sábado, 20 de agosto de 2011

Há quarenta anos atrás!

Antigamente havia o grupo dos «Pen-Palls» cujos membros se correspondiam uns com os outros para transmitir notícias, trocar experiências ou apenas porque lhes faltava a capacidade para encontrar amigos no círculo das suas relações. E isso era no tempo em que era preciso usar papel e esferográfica, lamber o selo e ir até ao marco do correio para que a carta iniciasse o longo caminho até ao seu destino, muitas vezes num continente distante.
Hoje em dia, nada disso é preciso. As ferramentas que temos à nossa disposição põem-nos em contacto com qualquer pessoa em qualquer canto este planeta e em tempo real. Foi isso que me levou a tentar criar uma rede de amigos que vivam nas imediações do Lago Niassa para me servir de correspondentes e nos irem dando notícias do que se passa por aquelas paragens.
O Facebook é um dos meios que nos permite fazer isso com a maior das facilidades, mas é preciso que do outro lado haja alguém que tenha tempo e disposição para corresponder àquilo que pretendemos deles. De Metangula consegui apenas o contacto de uma pessoa de quem recebi um único mail dizendo-se muito ocupado e que me contactaria logo que as suas ocupações lho permitissem. Até hoje, nada.
Alguns dos outros contactos que consegui são de jovens do Lago que moram, estudam ou trabalham nas grandes cidades, como Nampula, Beira ou Maputo e até eles próprios têm saudades da sua terra, mas nenhuma possibilidade de lá voltar. Estamos a falar de um país onde as distâncias se medem em centenas de quilómetros e os meios à disposição são pouco menos que inexistentes.
Assim sendo vamos recorrendo ao espólio fotográfico de quem por lá consumiu a juventude nos tempos da outra senhora, para ilustrar as páginas deste blog. E aqui vos deixo com uma foto dos álbuns do Valdemar Marinheiro tirada em Metangula nos finais da década de 60 do século passado.


2 comentários:

  1. Amigo, será que o apelido Monteiro, lhe diz alguma coisa. Foi cabo artilheiro numa lancha LDM 405 no lago Niassa e teria deixado Metangula por 1968/1969.
    Há amigos que o procuram.
    Se puder ajudar responda ao meu comentário.
    João Ferro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo João Ferro
      Infelizmente o Valdemar já faleceu e ele teria mais facilidade que eu em responder a essa pergunta. Eu saí de Metangula nos finais de 1967 e não tinha grande ligação com as tripulações das lanchas, por isso o apelido Monteiro é-me totalmente estranho.

      Eliminar