quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O 25 de Setembro!

Primeira vista do Lago, para quem desce de Maniamba

Dia número 1 da Guerra de Libertação, em Moçambique. Festejou-se ontem e muita gente se juntou nas comemorações, a maior parte sem ter nada a ver com o assunto, a não ser ter nascido naquele grande país que eu considero a minha segunda pátria.
Pelo significado que tem, o 25 de Setembro transformou-se no feriado nacional  e deu o nome a muitas ruas e avenidas, em Moçambique. Para mim foi o dia em que recebi a guia de marcha para me juntar à "guerra". Já estava em Moçambique, há quase 2 anos, mas guerra era apenas uma possibilidade que se discutia nos gabinetes dos generais e não se reflectia na nossa vida de militares deslocados da Metrópole para lhe fazer frente. Tudo mudou, a partir de 25 de Setembro de 1964, a Frelimo começou aos tiros, no Niassa e Cabo Delgado, e este rapaz que mal tinha completado 20 anos de idade, foi metido, à pressa, dentro de um avião Nord-Atlas e em menos de um fósforo estava a desembarcar no aeroporto de Vila Cabral, capital do Niassa. O dia 26, há 54 anos atrás, foi o meu primeiro dia em Metangula, aquele cantinho do mundo, onde até dói falar de guerra, tal é a paz que ali se vivia.

3 comentários:

  1. Foste para lá de avião,
    quando eu já lá estava
    no Cobué havia confusão
    a paz estava ameaçada?

    ResponderEliminar
  2. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderEliminar
  3. Nao opinião sobre isso??? Só quer falar de andar em portugal
    e nada mais? todo mundo rico?

    E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

    Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

    E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    E lembrate do Wiryamu Mozambique tambem covardes portugueses...lembrate sempre das matanzas portuguesas!

    ResponderEliminar