quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O 25 de Setembro!

Primeira vista do Lago, para quem desce de Maniamba

Dia número 1 da Guerra de Libertação, em Moçambique. Festejou-se ontem e muita gente se juntou nas comemorações, a maior parte sem ter nada a ver com o assunto, a não ser ter nascido naquele grande país que eu considero a minha segunda pátria.
Pelo significado que tem, o 25 de Setembro transformou-se no feriado nacional  e deu o nome a muitas ruas e avenidas, em Moçambique. Para mim foi o dia em que recebi a guia de marcha para me juntar à "guerra". Já estava em Moçambique, há quase 2 anos, mas guerra era apenas uma possibilidade que se discutia nos gabinetes dos generais e não se reflectia na nossa vida de militares deslocados da Metrópole para lhe fazer frente. Tudo mudou, a partir de 25 de Setembro de 1964, a Frelimo começou aos tiros, no Niassa e Cabo Delgado, e este rapaz que mal tinha completado 20 anos de idade, foi metido, à pressa, dentro de um avião Nord-Atlas e em menos de um fósforo estava a desembarcar no aeroporto de Vila Cabral, capital do Niassa. O dia 26, há 54 anos atrás, foi o meu primeiro dia em Metangula, aquele cantinho do mundo, onde até dói falar de guerra, tal é a paz que ali se vivia.

1 comentário:

  1. Foste para lá de avião,
    quando eu já lá estava
    no Cobué havia confusão
    a paz estava ameaçada?

    ResponderEliminar