segunda-feira, 25 de julho de 2016

Peixinhos do lago!


Pesquei esta imagem numa notícia cujo título era "Maniamba". Achei estranho, pois que eu saiba o lago não chega a Maniamba e, portanto, parti do princípio que isto só pode ser Metangula ou perto daí e tudo que diga respeito a Metangula me interessa.
Numa fase mais aguda da guerra, no ano de 1967, faltou-nos o abastecimento. O Dakota que nos abastecia avariou e a estrada para Vila Cabral estava também cortada, com as pontes do caracol dinamitadas. No paiol só tínhamos farinha para a padaria, fardos de bacalhau e montes de massa (cotovelos). Como a carne também não era fácil de arranjar, teve que ser o bacalhau a dominar as receitas. Mas bacalhau com massa não é grande petisco e para criar alguma variedade na ementa começámos a ir à pesca. Um bote a remos, duas granadas e ... lá vai disto. Só que peixe de água doce com massa é ainda pior que bacalhau.
Durou para cima de um mês essa situação e quando vimos o Dakota surgir, de novo, nos céus de Metangula, demos graças a Deus pelo fim da dieta forçada. Entretanto começou a funcionar a linha de abastecimento do Catur a Metangula, via Meponda e nunca mais houve problemas. Bons amigos meus foram motoristas dos camiões que faziam esse serviço, nomeadamente, o Licínio, o Jaquim Alturas e o Tony Conquistador.
Isto também é História, contada por mim e lida por vós que aqui me vindes visitar!

1 comentário:

  1. Com a tua saia rodada,
    não sejas, tão, leviana
    quem foi que te levou Maniamba
    para junto do Lago Niassa?

    Bacalhau com massa,
    massa com bacalhau
    mina na picada
    era pior do que lacrau.

    Massa com feijão,
    feijão com massa
    foi a minha alimentação
    à beira do Lago Niassa.

    Pertenci ao Batalhão,
    de Caçadores 598,
    não é mentira não
    da Praia de Mira é o Toito.

    Naquela longínqua terra,
    fomos companheiros de armas
    no tempo da guerra
    explodiam minas nas picadas.

    No Lago Niassa,
    morriam grandes e pequenos
    uma granada lançada para a água
    aconteceu noutros tempos!

    ResponderEliminar