sexta-feira, 11 de março de 2016

Picada para Nova Coimbra!


Agora é raro passar por aqui, pois falta-me material para publicar. Não consegui os contactos que pretendia em Metangula, não tenho fotografias novas nem notícias que valha a pena publicar, portanto as hipóteses são poucas.
No entanto, hoje, recebi uma mensagem via Facebook que acho que vale a pena deixar aqui. Ora vejam:

«Caro amigo estive a ver fotos que o senhor tem no facebok e vi que o amigo também esteve em Metangula, na Marinha. Pois eu passei bons bocados lá na Base, íamos jogar futebol de salão à noite. Estive em Metangula desde Junho de 66 a Março de 67, pois era radiotelegrafista na CCS do Batalhão de Cavalaria 1879, as Companhias estavam assim distribuídas:
A CCS em Metangula, outra em Maniamba, outra no Cobué e a última em Nova Coimbra.
Aquele maravilhoso lago com aquelas aguas mornas onde todos os dias íamos ao banho, enfim tenho saudades daquele local. Fui ferido numa emboscada, na estrada que liga Metangula a Nova Coimbra. Foi num sábado, 4 de Março de 67, íamos levar correio à Companhia que estava em Nova Coimbra e os tipos estavam à nossa espera. Levei um tiro na coluna e uns estilhaços de granada iam-me limpando o sebo, mas ainda cá ando.
Fiquei paraplégico, numa cadeira de rodas, passei 3 anos no hospital, em Lisboa, a recuperar e vou resistindo. Gosto de falar sobre Metangula, se fosse perto gostava de lá ir, mas aquilo tem poucas condições para pessoas como eu, apesar de que já fui ao Brasil e são 9 horas de viagem. E por hoje é tudo.
Um abraço»

1 comentário:

  1. Aqui temos um relato do tempo da CF8 em Metangula. Como fui parar ao Cobue, possivelmente estive com a compª do Exercito que lá permaneceu. Havia algum convívio mesmo no Cobue. Quando o Destacamento 8 saiu, fiquei lá sozinho (como Sarg) e com mais 21 praças.
    Sempre lancei convite a uma personagem do Staf para almoçar comigo.Tambem tinha convite do Cte da Companhia para almoçar com eles. Julgo que só fui uma vez. Eles comiam muito mal. Do nosso lado o petisco era melhor.Só me lembro que o Capitão era natural da zona de Barrancos.
    Em Augusto Cardoso eram as futeboladas no nosso campo e o Andebol de 7,que proporcionavam mais convívio normalmente nocturno.

    ResponderEliminar