sexta-feira, 18 de março de 2016

Batalhão de Cavalaria 1879!

Emblema do Batalhão


Malta do exército que esteve connosco no Niassa e que sofreu uma quantidade de mortos e feridos, um deles o Manuel Sousa que escreveu o comentário que transcrevi na mensagem anterior.
Vila Cabral, Maniamba, Nova Coimbra, Metangula e Cobué, tudo lugares bem conhecidos da minha pessoa, foram as localidades por onde se espalhou o batalhão, enquanto esteve no Niassa. De Lisboa a Nacala de navio, de comboio atá ao Catur e depois em cima das Berliets do exército atá ao destino final. Exactamente o mesmo trajecto que eu (e a CF8) fiz, mais ou menos na mesma altura.

1 comentário:

  1. Esse Batalhão de Cavalaria 1879, foi render a Metangula, na primeira semana de Fevereiro do ano de 1966, o Batalhão de Caçadores 598, ao qual pertenci. Nesse Batalhão de Cavalaria, ia um amigo meu e levava uns chouriços que a minha tia, Teresa lhe entregou para ele lá mos entregar! Quando cheguei a casa dessa minha tia, perguntou ela se o Zé me tinha dados os chouriços? Foi então quando eu fiquei a saber que ele tinha ido nesse batalhão. Quando o Batalhão chegou a Metangula, entreguei a minha arma FN, um camarada e dele recebi uma mauser e ala que se faz tarde, a caminho Vila Cabral...

    ResponderEliminar