segunda-feira, 13 de julho de 2015

Recordações!


Quanto mais olho para esta fotografia menos reconheço o local. Se não fosse pela árvore, à sombra da qual tantas vezes me refugiei, e pelo pedacinho da Torre do Farol que aparece do lado esquerdo, eu juraria que este não é o portão de entrada na Base da Marinha de Metangula. Muitas obras deve ter sofrido desde que eu saí de lá, no fim do ano de 1967.
Na guarita do lado esquerdo passei algumas noites de G3 a tiracolo, essa é que não esquece. E um dia, quando estava de sentinela, apareceu-me lá uma cobra de bom tamanho que levou, para ganhar juízo, com uma bala na tola.
Foi há tantos anos!

6 comentários:

  1. O portão de entrada de viaturas e o portal para peões do lado esquerdo estão na mesma, mas aquela guarita é nova ali, a nossa era também do lado esquerdo mas mais alta, foi de lá que o cansado me assustou à 2 da manhã! Quando vinha de regar os tomates.

    ResponderEliminar
  2. No meu/nosso tempo - como tira três - havia simplesmente uma vedação de arame, que nem farpado era, a cercar a base incluindo a frente. Junto a essa árvore encontrava-se a caserna da malta que ao que parece o ângulo da foto a não deixa ver. Debaixo dessa mesma árvore eu, caçador de trazer por casa, ainda com alguma febre palúdica, sentadinho com uma pressão de ar, deitei abaixo umas duas dezenas de passarinhos que todos conhecem, os tais que formam bandos aos milhares. Lembram-se?
    Belos tempos..., belos tempos!

    ResponderEliminar
  3. Quase que perdia esta foto... A arvore tá maior o resto parece-me igual!

    ResponderEliminar
  4. Recordações para toda a vida,
    que se lixem os milhões
    sejam enterrados com a mentira
    antes de destruírem corações!

    ResponderEliminar
  5. Tem razão o Leiria. Quando lá chegamos, em 1964, só havia uma rede de arame a separar a Base da rua de acesso.
    Muitas cabeças juntas pensam melhor que uma só!

    ResponderEliminar
  6. Enfim.....um resort em África. Gandas turistas "militares"....!

    ResponderEliminar