terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Atraso de vida!


Metangula é sem dúvida a zona mais desenvolvida do Lago Niassa. As outras povoações que merecem menção especial, mas estão muito longe da modernização conseguida por Metangula, são o Cobué, Meponda e Meleluca, esta última a mais pequena de todas. Até no acesso ao Facebook se nota onde há e onde falta a influência das Telecomunicações de Moçambique. Digo isto porque ainda não encontrei um único utilizador que diga morar no Cobué ou em Meponda.
No entanto algum desenvolvimento é visível nestas zonas, como se pode ver pela reabilitação em curso na igreja do Cobué que tinha sido incendiada durante a guerra que felizmente faz parte do passado. Mas sem vias de comunicação que possibilitem a movimentação das pessoas, sem meios de comunicação ou energia eléctrica é pouco provável que o desenvolvimento chegue lá tão depressa como seria desejável.
As populações que vivem nessas zonas mais remotas do Niassa contam apenas com Deus e a natureza para sobreviverem, tal como há centenas de anos atrás. E às vezes dou comigo a pensar que talvez sejam mais felizes assim, livres da globalização e dos problemas que ela arrasta consigo. 

1 comentário:

  1. Consegue-se ver o andaime encostado!
    por que não se vê ninguém trabalhando
    se calhar o material está faltando
    Para poder o Colégio ser restaurado?

    ResponderEliminar