terça-feira, 21 de outubro de 2014

O outro hemisfério!


Viver no hemisfério norte e manter um blog que trata de assuntos que se passam no hemisfério sul pode criar algumas incongruências ou levantar dúvidas na cabeça de quem por aqui passa e lê com alguma atenção aquilo que escrevo.
Digo isto porque me preparava para escrever que fiz alguns ajustamentos no blog, procurando dar-lhe um aspecto mais de acordo com a estação do ano que atravessamos, o outono, mas poderia ser confrontado com um comentário de alguém vivendo em Moçambique que diria:
- Engano seu, caro amigo, aqui vivemos na primavera!
Se tivesse muitos leitores e comentadores moçambicanos pensaria duas vezes antes de optar por esta mudança, mas infelizmente eles são pouco menos que zero. Agora mesmo fiz um retrocesso de 48 horas verificando quem me tinha visitado e há gente, além de Portugal, da Holanda, do Brasil, do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá, da Índia, da Suíça, aparecendo muito lá no fim da lista dois moçambicanos. Acredito que a principal razão é a falta de intenet fixa na maior parte de Moçambique. Quem navega na internet fá-lo através de telemóvel, o que serve para o Facebook e pouco mais. Ler e comentar um blog requer outras condições.
No início tive esperanças de arranjar um colaborador, a residir em Metangula, que me servisse de ajuda publicando notícias e imagens daquela terra, mas hoje já não acredito que isso seja possível. Mesmo assim alterei a mensagem que aparece na coluna da direita, mesmo aqui ao lado, a ver se alguém se acusa.
Cada dia que começa há uma nova esperança, é o meu lema!

1 comentário:

  1. Ficou fantástico, só é pena não haver por lá, em Metangula, quem se interesse como referes e muito bem, enviar imagens e comentar no blog. Não aparece um ou jeitoso ou uma jeitosa que leiam os teus apelos, há lá tantas coisas que gostaríamos de ver como, certamente, devem estar diferentes do que eram quando a gente por lá passou!

    ResponderEliminar