domingo, 16 de março de 2014

Afinal o caminho para Nkolongué é conhecido!

Em Fevereiro de 2012 publiquei uma mensagem com o título «Alguém conhece o caminho para Nkolongué» e ontem (mais de 2 anos depois) recebi por e.mail o seguinte comentário:

Prezado Senhor Carlos Manuel Silva,
sim, o caminho para Nkolongué conheço bem mesmo. Ali, hoje existe uma estancia turistica (http://www.mbunabay.ch/port/index.php). A picada anda de Chipili até Lussefa. Hoje mesmo tem chapas (são pequenos autocarros; não sei, se se usa esta palavra em Portugal também?) de Metangula até Meluluca. Em Meluluca o governo colonial abriu um outro aldeamento em 1969 (na sequencia alguns pessoas de Metangula foram transferidos para Meluluca), talvez uma picada foi construido neste tempo. Mas acho, que o abastecimento principal de aldeamento de Meluluca foi feito pelos barcos. A "estrada" foi melhorada recentemente na ultima decada várias vezes, começando com a construção duma ponta sobre o rio Luchemanje pela uma empresa sul-africana, que tinha a intenção de realizar um projeto turistico ao sul do rio. 

Melhores cumprimentos, 
Andi


Além do comentário recebi ainda um mapa actual da região que também quero deixar aqui para satisfazer a curiosidade daqueles que, durante a Guerra Colonial, suaram as estopinhas calcorreando as picadas daquela zona.
Não sei quem é o Andi, mas é bom saber que há por esse mundo fora alguém que vai lendo aquilo que escrevo.

1 comentário:

  1. Depois de tanto tempo decorrido,
    Por lá andámos com esperança e fé
    Ficamos a saber, afinal é conhecido
    O caminho para Nkolongué!

    No mapa se pode ver a picada desde o Rio Lunho, até Metangula, por onde passei várias vezes. Por lá ficou alguma da minha juventude. Comemorei os meus 23 anos de vida, no Rio Lunho, e porque chovia muito, nesse dia apanhei uma grande molha mais interior do que exterior. Coisas que só acontecem em vida!

    ResponderEliminar