domingo, 5 de janeiro de 2014

Já passaram tantos anos!


Quando saí de Metangula, no fim do ano de 1967, não havia nada disto que se vê aqui em primeiro plano. Nota-se aqui a influência da régua e esquadro na maneira como os arruamentos e as construções estão dispostas no terreno. Lembro-me vagamente que havia uma cerca de arame farpado, na estrada que seguia para Maniamba, que era fechada ao anoitecer ao toque de uma sirene montada no alto de um pau com 4 ou 5 metros de altura. Os aldeãos saíam para ir trabalhar nas machambas que ladeavam o lago, em direcção ao sul, e antes do sol de pôr tinham que estar dentro da vedação. Quem se aproximasse da cerca de arame farpado depois de soar a sirene corria o risco de levar uma rajada.
Metangula era uma área militarizada e protegida para onde começaram a confluir as populações fugidas à Frelimo. A ordem era para ficarem dentro do arame farpado de modo a não serem confundidos com os amigos e apoiantes da Frelimo. Em 1965, a população de Metangula andaria por volta das 200 ou 300 pessoas, sem contar com a guarnição da Base da Marinha. Em 1973, quando foi feita esta foto já era da ordem dos milhares.
Nas fotos recentes que tenho visto não encontrei nunca rastos desta povoação assim tão organizadinha. Ou foi comida pelo mato, ou havia aqui muita gente que não pertencia a Metangula e quis regressar às suas terras depois da guerra ter terminado. Também já tentei com o Google Earth, mas não se vêem sinais destes arruamentos. Talvez o capim tenha voltado a crescer depois de terem saído de lá todas as viaturas militares usadas pelos rapazes do nosso Exército para efectuarem as constantes rondas de vigilância.
Talvez, talvez, talvez ,,,, só dúvidas! Quem estiver mais bem informado que eu que comente!

2 comentários:

  1. Temos em comum (pelo menos) dois factos.
    Estivemos em Metangula, eu mais checa, e temos um blogue que pretende passar o nome de Metangula.
    Eu, ainda mais carenciado no aspecto fotográfico, faço pesquisas mas pouco sucesso.
    Gostava que me autorizasses, com a respectiva origem, de publicar algumas fotos do teu blogue.
    Cordiais saudações

    ResponderEliminar
  2. Do meu ponto de vista tudo que cai na internet passa a ser público e pode portanto usar o que quiser com total à-vontade.
    Dei uma volta pelos seus blogs, mas não encontrei nada que se relacione com Metangula. Quer indicar-me o caminho?

    ResponderEliminar