sábado, 5 de outubro de 2013

Momentos de história!


Há dias encontrei estas fotos na net e embora a sua qualidade deixe muito a desejar não pude deixar de as trazer para aqui, pois tudo que respeita a este assunto me interessa sobremaneira. Quem as publicou foi um alferes do exército que andava a fazer protecção às colunas que, por mera casualidade, tive oportunidade de conhecer pessoalmente, por ter partilhado uma das suas colunas de abastecimento que viajava de Vila Cabral para Metangula. O Sarg. Marques não me arranjou passagem de avião e como já estava farto de me ver em Vila Cabral entregou-me ao alferes para me levar para Metangula à boleia.
Eu tenho várias fotografias destas viagens do transporte de lanchas para o Niassa, mas nunca tinha visto esta que retrata a passagem da Regulus pela estação de Belém. Gostei muito de a encontrar e acho que vocês também gostarão de a ver aqui. Este transporte de meios navais através da mata africana, do Índico até ao Lago Niassa, é uma verdadeira epopeia que vai ficar na História. E eu tenho uma certa vaidade de ter presenciado esse acontecimento.

Régulus em Belém

2 comentários:

  1. Imagino a aventura que não tenha sido o transporte de lanchas na época.

    ResponderEliminar
  2. Com muita sorte nossa (mas também inteligência) e algum amadorismo da FRELIMO, o certo é que as colunas de maior envergadura com destino a Meponda sempre conseguiram cumprir a sua missão. Estou a referir-me, mais especificamente, àquelas colunas em que foram as lanchas; outras, como sabemos, tiveram menos sorte, e daí lamentarmos algumas mortes e estropiações de alguns camaradas.

    ResponderEliminar