quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quem lê este blog?

Com a ilha de Likoma no horizonte

Nem sei se deva acreditar nos contadores de visitas ou desconfiar que todos eles são uma fraude comercial. Por outro lado acredito que a estatística fornecida pela Google estará próxima da realidade. E essa diz-me que o total de visitas, desde a criação do blog, soma 7.002 e no último mês 482. Podia ser pior, digo eu.
A realidade que se vive em Moçambique, e muito especialmente no Niassa, não permite o intercâmbio de imagens e notícias que eu imaginava quando criei este blog e por essa razão entendo que ele não desperte a atenção de muita gente.
As grandes distâncias a cobrir e a falta de interesse comercial fazem com que somente a internet móvel, a partir do telemóvel, tenha vingado fora das 3 ou 4 grandes cidades de Moçambique. E assim aquilo que eu pretendia é pouco menos que impossível.
Acontece que, mesmo com tantos contras, há sempre quem apareça para dar uma espreitadela e ver se há alguma notícia de interesse ou fotografia que faça acordar velhas recordações. Hoje, por exemplo, arregalei os olhos de espanto ao ver um visitante de Moscovo que aqui veio parar, por duas vezes em 24 horas. Portugueses, brasileiros, australianos e americanos fazem o grosso das visitas, mas de vez em quando aparece um de outras origens, como aconteceu hoje.
A grande popularidade do Facebook também tem contribuido para que os blogs tenham menos leitores. Escrever ou publicar videos e fotografias no Facebook é uma brincadeira de crianças e não admira que grande parte dos navegadores da internet tenha enveredado por esse caminho. Eu, um pouco à moda do »Velho do Restelo», prefiro este mundo e deixo o Facebook para os filhos e netos.

3 comentários:

  1. Será o mesmo "ruskie" que deixou mensagens em cirilico?!

    ResponderEliminar
  2. Eu acompanho o Farol de Metangula.
    Quatro anos e picos em Moçambique dos quais dois em Metangula, é suficiente para ter curiosidade de tudo que lá se vai passando!
    Nem sempre tenho intervenção mas gosto de ver e ler.
    Da minha parte o meu obrigado pelo esforço de manter o "Farol" em dia.

    ResponderEliminar
  3. Não pares com isto que eu, de vez em quando, passo por cá e atesto que é das visitas que mais gosto de fazer. Só que me perco por tantos lados que alguns vão ficando para trás.

    ResponderEliminar