sexta-feira, 31 de março de 2017

Pelo menos duas!

Só dei uma em Março e quero dar outra antes que o mês acabe!
Estou a falar de mensagens dadas aos meus leitores, neste espaço que mantenho aberto para todos eles. De facto não tenho muito, para não dizer nada, para lhes transmitir, mas a simples passagem por aqui obriga-me a deixar um testemunho que se veja, quero dizer, que se leia.
Os meus contactos do Facebook que deviam ajudar-me com notícias e fotografias daquela terra não ligam pevide a isto. Limitam-se a encher a sua cronologia com fotografias da sua cara (que não interessa a ninguém) e notícias nem vê-las. Tirando o Patriota ou o Notícias de Lichinga, todo o resto é para esquecer.
As fotografias que tenho são antigas e, se não me engano, já foram todas publicadas, algumas talvez mais que uma vez. Mas vou arriscar-me e escolher uma das que tenho aqui no disco do meu computador e quem não gostar, ponha na borda do prato.


Foto tirada no tempo da CF8, com a minha esquadra em patrulha pelas margens do lago, dentro da península de Metangula. Esta palhota pertencia a uma pequena povoação que ficava perto da ponta sul da pista de aterragem.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Arquivo histórico!

Desde 1988 que existe em Metangula um «Arquivo Histórico», onde estão guardados todos os documentos do «Posto Administrativo da Vila Augusto Cardoso». Não sei se bem ou mal preservados, mas isso também pouco interessa agora.


O meu amigo Luis Cuamba passou por lá, há algum tempo atrás, e fez-me esta fotografia para servir de prova àquilo que digo. No Arquivo Histórico da Marinha não encontrei um único documento que tivesse sobrado do Comando Naval de Lourenço Marques. Pelo contrário, em Metangula, se não tiverem sido usados como papel higiénico, poderão encontrar-se documentos capazes de nos contar um pouco de história da Era Salazarenta.