sábado, 18 de julho de 2015

Metangula moderna!


Fotografia tirada em 2012, onde se pode ver a estrada que vem de Maniamba, já alcatroada. Um pouco acima deste ponto, talvez no lugar de onde foi tirada a fotografia, um jipão da CF8, conduzido pelo Cristo (camarada de Vila Real de Santo António), infelizmente já falecido, rebentou uma mina, mas sem consequências de maior. Até conseguiu regressar à Base pelos seus próprios meios.


Esta segunda imagem é um recorte da primeira, para mostrar com mais detalhe a zona da outra banda, onde se pode avistar aquilo que foi o Posto Administrativo, ou uma nova construção feita no mesmo lugar. E não podia faltar um indicador típico do Século XXI, a torre de comunicações para levar o sinal de rádio aos telemóveis e computadores que ligam aquela gente ao mundo civilizado. Sem isso, viveriam como em 1964, quando desataram aos tiros para correr connosco de lá para fora.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Recordações!


Quanto mais olho para esta fotografia menos reconheço o local. Se não fosse pela árvore, à sombra da qual tantas vezes me refugiei, e pelo pedacinho da Torre do Farol que aparece do lado esquerdo, eu juraria que este não é o portão de entrada na Base da Marinha de Metangula. Muitas obras deve ter sofrido desde que eu saí de lá, no fim do ano de 1967.
Na guarita do lado esquerdo passei algumas noites de G3 a tiracolo, essa é que não esquece. E um dia, quando estava de sentinela, apareceu-me lá uma cobra de bom tamanho que levou, para ganhar juízo, com uma bala na tola.
Foi há tantos anos!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Lisboa vs Metangula!


Aqui vemos a cantora moçambicana Liloca em Lisboa. Será que alguma vez ela já foi cantar a Metangula? Acredito que não, pois não há qualquer interesse económico/financeiro no assunto e temos que aceitar que o dinheiro é a mola real da vida.
Mas acho que ela, como boa africana que é, gostaria de Metangula como eu gosto!