sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Licungo e as cheias!

Muita água há no Niassa, mas fica quietinha dentro das margens do lago sem causar problemas a quem por lá mora. Outro tanto não acontece na Zambézia, onde os rios transbordaram causando enormes prejuízos e pondo em risco a vida de quem lá mora. A cidade de Mocuba, nas margens do rio Licungo, é uma das mais atingidas com estradas cortadas, pontes que ruíram e por aí fora. A água é fonte da vida, mas quando ela vem em excesso é também causa de morte.
Algumas imagens recolhidas na internet para ilustrar aquilo que vos tento transmitir.

Uma beleza quando está calmo!

Parte da ponte foi rio abaixo!

Abandonar a casa para salvar a vida!

Tudo debaixo de água!

As águas em fúria levam tudo à sua frente!

Ponte em risco de ir na corrente do rio!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Curiosidades!

População estimada para
o ano de 2014 

  Distrito de Lichinga        -     204.860 
   Distrito de Cuamba        -     236.661 
   Distrito de Lago            -     107.943 
 Distrito de Majune           -      37.222 
 Distrito de Mandimba      -   176.497 
Distrito de Marrupa          -     66.539 
Distrito de Maua              -      60.639 
Distrito de Mavago          -      26.988 
Distrito de Mecanhelas    -    246.654 
Distrito de Mecula             -     16.871 
Distrito de Metarica        -       55.015 
Distrito de Muembe        -       36.669 
Distrito de N'Gauma       -       94.598 
Distrito de Nipepe          -        36.508 
Distrito de Sanga           -        69.016 

Provincia de Niassa        -     1.593.483 
Moçambique                 -   25.041.922

domingo, 18 de janeiro de 2015

Guerra não, por favor!

Pescadores no Lago Niassa

O líder da Renamo afirmou, ontem, em Tete, que não aceita de modo nenhum o governo da Frelimo empossado esta semana na capital. Dhlakama tem uma certa razão quando se queixa das manigâncias levadas a cabo pelos frelimistas para fazer o resultado das eleições pender para o seu lado, mas não acredito que o resultado final fosse diferente. Talvez um bocadinho mais equilibrado, mas nunca de sentido inverso.
A actuação da Renamo nas províncias do norte, durante os anos de guerra civil, deixou marcas que dificilmente se apagarão da memória de quem as viveu. A rivalidade entre as duas facções em litígio provocou uma verdadeira carnificina, a fazer lembrar os tempos do Gungunhana. Um morto a tiro não provoca grande impressão, já um cadáver mutilado à catanada nunca mais se apaga da memória de quem o vê. E no Niassa há muita gente que tem essas imagens bem gravadas na sua mente.
Quer tenha sido a Frelimo ou a Renamo a maior responsável por esses tristes acontecimentos, o que todos querem é que eles nunca mais se repitam. Entre gente civilizada, as questões não se resolvem a tiro nem à catanada, mas sim discutindo os problemas e resolvendo-os de acordo com a vontade da maioria do povo a quem eles dizem respeito. Espero que os jovens do Niassa compreendam isto e não se deixem influenciar por políticas ou políticos menos honestos e que apenas pensam no seu próprio benefício, deixando o povo esquecido e a viver com os recursos que Deus pôs à sua disposição quando criou o mundo, há milhões de anos. Para isso não são precisos políticos.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Um cantinho do céu!


Cuamba está debaixo de água, como se pode ver na imagem. Aliás, não é só Cuamba que sofre deste mal nesta altura, a zona de influência do Zambeze e seus afluentes está ainda pior. Metangula é um cantinho do céu que os deuses protegem e onde nada destes desastres acontece. Há lá muita água, mas toda arrumadinha no sítio certo, como mandam as regras e a gente gosta!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fotografia precisa-se!


Vê-se nesta imagem o cruzamento da EN249 que segue em direcção a Lichinga com a estrada que segue em direcção a norte, para a Chuanga e Michumwa (antiga Nova-Coimbra). Mas há qualquer coisa que não bate certo, a EN249 já foi alcatroada há alguns anos e aqui continua em terra batida, ou seja, está desactualizada.
Não haverá uma alma santa em Metangula que faça uma foto actualizada e a deixe no Facebook para eu a publicar aqui?
Eu sei que eles usam apenas telemóveis, mas alguns já têm qualidade suficiente para fazer uma boa foto e com um pouco de habilidade a coisa pode resolver-se. Vamos a isso metangulenses?